O Peugeot e-Expert 2023 lidera quando o assunto é sustentabilidade, praticidade e economia. O carro promete ser bastante utilitário para a rotina de trabalho e chegou no mercado entregando um motor 100% elétrico com 330 km de autonomia. Portanto, confira no artigo as novidades do Peugeot e-Expert 2023.
Sobre o novo Peugeot e-Expert
Se a sua empresa é daquelas que prezam por inovação tecnológica aliada à sustentabilidade, além de querer estar sempre à frente nos negócios (e nas pistas), o Peugeot e-Expert 2023 é o carro certo para você.
O furgão elétrico da Peugeot une conforto, agilidade e economia para que sua experiência seja favorável à rotina de trabalho. Dessa forma, o veículo não possui ruídos e nem vibrações incômodas e, além disso, não emite gás carbônico.
Além disso, o e-Expert 2023 é bastante robusto e entrega 330 km de autonomia. Aliás, o carrão vem equipado com motor elétrico de 100 kw, 136 cavalos de potência e 260 Nm de torque instantâneo.
Design, tecnologia e inovação
Em relação ao design, o veículo não mudou nada nos aspectos visuais, em comparação ao modelo anterior.
Porém, na parte interna, o Peugeot e-Expert apresenta um painel diferenciado, em que contém central multimídia de 7” com câmera de ré 180º. Além disso, o painel é equipado com seletor de de marchas e-toggle e instrumentos e-cluster.
Aliás, para que o dia a dia de trabalho seja mais prático para o motorista, o novo e-Expert possui 3 modos de condução, sendo:
- Normal – equilíbrio entre autonomia e desempenho;
- Eco – prioriza a autonomia;
- Power – foca na performance.
Ainda, o furgão foi projetado para quaisquer tipos de serviço, pois suporta diversos tipos de carga que pesam até 1.000 kg, 6,1 m³ e que possuem altura de até 1,94m.
Além disso, o veículo possui 8 ganchos para amarração e as portas traseiras abrem em até 180º, o que facilita o trampo de carga e descarga.
Apesar de ser um veículo de carga, há um outro detalhe que o destaca no mercado automobilístico: os motoristas com CNH B têm autorização para conduzi-lo.
E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.
O e-Expert 2023 inovou em termos de tecnologia, já que os itens presentes no atual modelo proporcionam maior segurança e comodidade, veja só:
- retrovisores elétricos,
- sensor de chuva,
- indicador de fadiga,
- limitador de velocidade,
- acendimento automático dos faróis,
- luzes de rodagem diurna,
- farol de neblina,
- piloto automático,
- airbag duplo frontal com três pontos de proteção.
Além disso, o veículo dota de compartilhamento térmico abaixo do banco, rádio com conexão bluetooth, freios ABS e chave tipo canivete.
Bateria do Peugeot e-Expert
A bateria do furgão 100% elétrico é de íon de lítio de 75kWh e possui garantia de 8 anos ou de 160.000 km.
O tempo de recarga varia conforme a estação ou tipo de tomada que você utilizar. Em estação de recarga ultra-rápida, por exemplo, você carrega 100 kW em 45 minutos.
Mas, se for carregar em casa, o tempo é exorbitantemente maior, pois você precisará reservar um tempo de 47 horas para carregar apenas 1,8 kW.
Preço do e-Expert 2023
Devido à inovação tecnológica presente no furgão 100% elétrico, esse carro é bem mais caro em comparação às outras versões do Peugeot Expert. Desse modo, você pode encontrá-lo no mercado na faixa dos R$ 329.990,00.
Ficha técnica
Agora, você pode conferir as especificações contidas na ficha técnica do Peugeot e-Expert 2023:
Motor e performance
- Propulsão – Motor elétrico único
- Potência máxima – 136 cv / 100 kW
- Torque máximo – 260 Nm / 26,5 kgfm
- Velocidade máxima – 130 km/h
- Eficiência energética – 0,695 MJ/km.
Sistema elétrico e bateria
- Autonomia (ciclo WLTP) – 330 km (Urbano) 237 km (Rodovia)
- Plug do veículo – Tipo 2 (AC) + CCS/SAE (DC)
- Conversor de potência – 11 kW Trifásico
- Tecnologia da bateria – Íon-Lítio
- Capacidade bruta – 75 kWh
- Número de módulos – 27
- Número de células – 324
- Circuito de alta tensão – 445 V
- Resfriamento das baterias – Água + Etileno glicol
- Peso das baterias – 534 kg
Transmissão
- Tração – Dianteira
- Caixa de transmissão – Redutor de 1 (uma) relação fixa
- Seletor de Marchas ” e -toggle” – P – Park (Estacionamento)
Direção
- Assistência do sistema de Direção – Eletro-hidráulica
Suspensão
- Dianteira – Independente, pseudo McPherson, com molas
- Traseira – Independente, com braços triangulares, molas
Freios
- Dianteiros – À disco ventilados / 2 circuitos independentes em
- Traseiros – À disco ventilados / 2 circuitos independentes em
Rodas e Pneus
- Rodas – Rodas Aço 16″
- Pneus – Pneus 215/65 R16
- Roda de auxílio (estepe) Roda de Aço 16″ com pneu 215/65 – Roda de Aço 16″ com pneu 215/65
Pesos
- Peso vazio em ordem de marcha – 2.053
- Carga útil – 1.002
- Peso bruto – 3.055
- Peso bruto suportado no eixo dianteiro – 1.367
- Peso admissível eixo dianteiro – 1.500
- Peso bruto suportado no eixo traseiro – 1.688
- Peso admissível eixo traseiro – 1.800
Dimensões do veículo (mm)
- Comprimento – 5.309
- Largura – 1.920
- Largura com espelhos retrovisores – 2.204
- Altura – 1.935
- Distância – entre-eixos 3.275
Dimensões do compartimento de carga
- Volume útil (m3) – 6,1
- Comprimento máximo – 2.862
- Largura máxima – 1.636
- Largura entre caixas de roda – 1.258
- Altura máxima – 1.397
Fonte: Peugeot