Se você possui um carro flex e não sabe como economizar com os abastecimentos, não se preocupe. Pois vamos entender qual o combustível mais barato para você. Nesse sentido, acompanhe a diferença e comparativo sobre qual o combustível mais barato para você!
Como encontrar combustível mais barato?
A princípio, uma das grandes dúvidas que rodeiam os brasileiros que possuem carro, é se convém abastecer com gasolina, gás ou álcool.
Nesse sentido, a alta constante no preço dos combustíveis e tudo mais que puder ser feito para reduzir os gastos, é válido para o consumidor. Como optar por um veículo que ofereça um consumo menor.
✓ Veja também:
- Como comprar um carro através de um Leilão de veículos oficial?
- Estes são os 9 melhores carros elétricos do Brasil
Contudo, também é válido buscar maneiras de reduzir o consumo de combustível, como efetuar cálculos para comparar se é mais vantajoso usar gasolina ou álcool, para quem possui carro flex.
Já tem algum tempo que os combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, não são mais tão necessários no mundo dos carros. Nesse sentido, o gás natural – GNV, e o etanol, têm sido mais consumidos nos últimos anos.
Além disso, a chegada dos carros elétricos e híbridos também mostra que a indústria automotiva vem priorizando meios sustentáveis e a preservação do planeta.
Entretanto, enquanto eles não se tornarem acessíveis, o consumidor precisa buscar outras formas de economizar com esses custos.
Qual é o combustível mais barato?
Em primeiro lugar, já adiantamos que o etanol quase sempre oferece o menor preço por litro comparado a gasolina.
Entretanto, é importante ressaltar que analisando o rendimento, encher o tanque com álcool pode não ser a melhor opção.
Nesse sentido, fazer um cálculo simples pode ser a solução para te ajudar a comparar qual o melhor opção para o seu bolso ao final do mês.
De acordo com o padrão usado há anos, o litro do etanol rende cerca de 70% da mesma quantidade de gasolina. Dessa forma, basta multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7.
Desse modo, se o resultado for menor que o preço do litro do álcool, compensa abastecer seu carro com gasolina. Caso seja maior, então a opção mais em conta seria o etanol.
✓ Conheça os temas de mais destaque do site:
Como saber o consumo de combustível do seu carro?
A princípio, você deve saber quanto o seu carro consome de combustível antes de calcular qual deles é mais econômico para seu bolso. Portanto, você precisa antes encher o tanque e zerar o hodômetro parcial.
Então, continue trafegando normalmente com seu carro. Na próxima vez que for abastecer, observe na bomba a quantidade de litros colocados no tanque.
Assim, você só precisa olhar a média de quilômetros rodados durante o período e encontrar a média de km por litro que seu carro faz. Por exemplo:
- Você andou 300 km e precisou abastecer 22 litros para completar o tanque. Ou seja, a média é de 13,63 (o mesmo que 300 dividido por 22).
Desse modo, você consegue medir o consumo do seu carro, e ter uma noção mais ampla de qual o combustível mais barato para seu bolso!
Diferença entre gasolina e álcool
Antes de tudo, é preciso saber a origem de cada um dos combustíveis para depois compará-los entre si e saber qual o combustível mais barato hoje.
Primeiramente, vamos começar falando do etanol. Ele pode ser produzido a partir de diferentes matérias primas. Sendo algumas delas o milho, a beterraba e também a cana-de-açúcar, utilizada para produzir o álcool brasileiro.
Nesse sentido, a cana é totalmente triturada, separando a garapa, que é reservada para ser aquecida e transformada em melaço posteriormente. Em seguida, ele é fermentado, destilado e então se torna combustível, composto de 96% etanol e 4% água.
Em contrapartida, a gasolina é um combustível derivado do petróleo. Nesse sentido, ela passa por processos de destilação a diferentes temperaturas. Seu principal objetivo é dividir os compostos a partir dos pontos de ebulição.
Dessa forma, é possível obter substâncias como gás de cozinha, asfalto, diesel e a própria gasolina. Além disso, é importante lembrar que a gasolina vendida nos postos não é 100% pura.
Isso quer dizer que a gasolina das bombas têm cerca de 27% de etanol anidro. Ou seja, etanol desidratado.
Agora que você já sabe como descobrir qual o combustível mais barato, basta escolher, abastecer e trafegar com seu veículo.