Carros para Drift: melhores modelos para 2023

Os fãs de manobras ousadas já podem se preparar, pois trouxemos uma lista com os melhores carros para Drift da atualidade. Na lista, você encontra modelos leves e que são feitos para se adaptarem a esse tipo de manobra. Confira a seguir quais os carros para Drift que vão bombar em 2023!

Carros para drift
Carros para drift – Imagem: Reprodução/Nuerburgring

O que é o drift?

Você já deve ter assistido ou ao menos ouvido falar sobre a franquia de filmes Velozes e Furiosos. A princípio, os 9 filmes da saga ficaram famosos pela trama, claro, mas também pelos incríveis carros de corrida exibidos.

Porém, além dos super automóveis, outro aspecto chama a atenção dos telespectadores: as manobras automobilísticas. Mais especialmente o drift!

Nesse sentido o drift (ou drifting) é uma espécie de acrobacia. O objetivo dela não é deixar o carro mais veloz ou fazer com que o motorista chegue em primeiro lugar. Seu foco está em fazer curvas com a traseira, de lado ou até mesmo “rabeando”, tudo com o auxílio do freio de estacionamento.

E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.

Geralmente, os motoristas conseguem executar manobras incríveis. Tanto que existem competições da modalidade que sempre reúnem um número grande de apaixonados pela modalidade.

Desse modo, ganha o participante capaz de executar as manobras mais radicais e ousadas. Aqui no Brasil, a prática ainda está começando a ganhar espaço. Mas em países como Estados Unidos e Japão (onde se passa Velozes e Furiosos: Tokyo Drift) as competições acontecem com bastante frequência.

Contudo, mesmo o drift não sendo super popular por aqui, já existem instituições que oferecem aulas para aprender essas acrobacias automobilísticas. Mas não somente as manobras devem ser aprendidas para uma execução perfeita. Existe outro fator que influencia no desempenho correto: o carro!

Isso porque não é qualquer modelo que serve para a prática do drifting, onde algumas características específicas devem acompanhar o carro escolhido. Por isso, hoje vamos contar quais os melhores carros para drift da atualidade.

acessórios

Câmera de Segurança para Carros:

Melhores opções de 2023

Conferir
Você permanecerá no site atual

Carros para drift

Agora que você conhece um pouco mais sobre o drifting, vamos falar sobre os carros para drift e o que eles têm de diferente dos outros modelos.

A princípio, as manobras de drift se baseiam no controle do carro, usando o torque e a potência do motor para fazer curvas enquanto destraciona as rodas de trás do carro.

Para isso, o automóvel deve ter uma boa tração traseira, freio de mão e maior ângulo de esterçamento das rodas dianteiras.

Sabendo disso, vamos ver quais os modelos de carros para drift indicados para quem quer iniciar na prática em 2023.

A princípio, trouxemos 3 opções de carros para quem tem interesse em praticar drift. São eles:

  • Nissan Silvia;
  • Toyota Supra;
  • Subaru Impreza.

Nissan Silvia

Nossa primeira sugestão de carro para quem está começando no Drift é o Nissan Silvia, um clássico. O coupé esportivo japonês foi lançado em setembro de 1964, e seu primeiro protótipo foi feito à mão.

Nesse sentido, ele era equipado com os motores CA18DE e CA18DET até 1990, herdados do antigo S12. Recebeu a adição de um intercooler no CA18DET, que gerou um certo aumento na potência.

Imagem: Reprodução/Nissan

Entretanto, somente o modelo de 1991 passou a vir equipado com os motores SR20DE e SR20DET, que permitiu um ganho de potência e torque/binário expressivo em relação aos antigos.

Vale ressaltar que o Nissan Silvia é um dos carros para drift que aparece no filme Velozes e Furiosos: Tokyo.

http://Câmera%20de%20ré%20para%20carro
Acessórios

Câmera de Ré para Carro:

Melhores opções para 2023.

Conferir
Você permanecerá no site atual

Toyota Supra

Outro clássico das manobras acrobáticas é o incrível Toyota Supra, que recebeu uma atualização em 2019.

A princípio, o modelo desportivo foi produzido entre os anos de 1978 e 2002, com interrupção ao longo de 17 anos, quando voltou ao mercado totalmente reestilizado.

Carros para drift
Imagem: Reprodução/Quatro Rodas

O Supra japonês traz linhas agressivas e um aerofólio que oferece sustentação negativa, deixando o modelo mais esportivo. Além disso, o Toyota Supra é equipado com muita tecnologia, controle de tração e uma excelente capacidade de frenagem.

Subaru Impreza

Falar de carros para drift e não citar o Subaru Impreza é quase como um crime. A princípio, o compacto é fabricado desde 1992, lançado como substituto da linha Leone.

Desse modo, o Impreza possui um motor de 1.5 a 2.5 litros com tração integral ou dianteira, todas com motor boxer. As versões de maior performance são a WRX e WRX STI, que trazem adição de turbocompressores.

Imagem: Reprodução/Subaru

Conforme a própria Subaru, a configuração do motor boxer aliado a transmissão oferecem boa atenuação da vibração graças aos princípios de um motor equilibrado. Ou seja, uma ótima opção para praticar drifting.

Gostou de conhecer esses 3 carros para drift? Então aproveite para compartilhar o conteúdo com outros apaixonados pela prática!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Caio Azevedo
Redator especialista no universo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2023, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.