Muitas pessoas querem saber os carros que irão sair de linha em 2023. O principal motivo é saber se vale a pena fazer algum tipo de negócio ou comprar os carros que vão sair de linha em 2023. Por conta disso, separamos mais informações sobre o tema. Confira.
Por que os carros saem de linha?
Os carros podem sair de linha em 2023 por dois principais motivos, seja porque a o modelo caiu nas vendas, ou porque a montadora vai inserir uma versão mais tecnológica do que o anterior.
Segundo especialistas, a vida útil de um veículo é de 6 anos. Porém, esse prazo pode ser diferente a depender de cada país e aceitação do modelo. Por exemplo no Brasil, há carros que ficaram poucos anos, enquanto outros como Fiat Mille, sobrevive no mercado há 24 anos.
O aumento de venda de outros modelos também pode ser um fator decisivo. Assim como a perda de mercado do Santana da Volkswagen, que foi substituído pelo Bora.
Veja neste artigo, a lista de veículos que já saíram do mercado e quais carros vão sair de linha em 2023.
Quais os carros saíram de linha recentemente?
Antes de ver a lista de carros que estão para sair do mercado este ano, é preciso que você saiba quais já saíram de mercado entre os anos de 2021 e 2022.
Entre os veículos, podemos citar os da Ford. Sendo assim, de uma vez só saíram o Ka, Ka Sedan e EcoSport.
Os veículos queridinhos da galera que também deram adeus, foram os da linha up da Volkswagen.
O Fox também se despediu do mercado pois não alcançou o sucesso desejado. Ele chegou com uma missão de substituir o Gol. No entanto, não alcançou níveis satisfatórios.
O Honda Fit também saiu de linha após 18 anos no mercado, sendo considerado uns modelos com maiores vendas e com valor mais em conta do mercado.
O Fiat Uno que foi um ícone, também deu adeus depois de 40 anos. Veja a lista e saiba quais são os carros que irão sair de linha em 2023.
13 Modelos de carros que irão sair de linha em 2023
Devido à crise econômica e os inúmeros fatores que podem determinar se o veículo vai continuar no mercado, foi liberada a lista dos carros que não entrarão mais na linha de montagem. Conheça cada um deles:
1- Ford Ranger
A princípio, a picape média produzida na Argentina vai receber uma nova linha no início de 2023. Além de trazer um novo visual, a Ranger terá novas opções de motor e interior totalmente renovado, com mais tecnologia, conforto, segurança e conectividade.
2- BMW Série 3
O segundo modelo dos carros que vão sair de linha em 2023 é o sedã BMW Série 3. Nesse sentido, o modelo já ganhou uma nova geração na Europa, com novas atualizações estéticas (como faróis, para-choque e grade frontal).
Além disso, seu interior também foi reestilizado, trazendo agora um amplo quadro de instrumentos e central multimídia integrados. Aqui no Brasil, a nova geração está disponível desde setembro.
3- BMW X1
Assim como o irmão sedã, o SUV X1 da alemã BMW já faz sucesso na Europa e por aqui, onde é produzido em Santa Catarina. Além de novas grade e faróis, o X1 chega com um desenho mais esportivo, cabine mais espaçosa e a central multimídia BMW iDrive 8 com telas de 10,25” (instrumentos) e 10,7” (central).
4- VW Polo
Dos carros que vão sair de linha em 2023, a antiga geração do Polo é uma das que se despede do mercado. Entretanto, dará espaço para um novo Polo, que trará mudanças no design, interior e novo motor turbo.
Além disso, uma versão mais acessível, batizada com o sobrenome Track, será o novo carro de entrada da Volks no Brasil em 2023.
5- VW Virtus
Outro carro da alemã VW que será substituído por uma nova geração é o Virtus 2023, irmão sedã do Polo. De acordo com algumas informações, teremos mudanças no visual, interior e também na motorização.
6- Volkswagen Gol
Com certeza, um dos carros que vão sair de linha em 2023 que mais atraíram nossa atenção foi a despedida do Gol, como o conhecemos.
O veterano dará lugar a um modelo mais moderno e com cara de SUV, além de novas opções de motor. Porém, ainda não há informações concretas ou suficientes para falar sobre a chegada e preços da nova geração do Gol.
7- Volkswagen Voyage
Assim como o último Gol, o variante sedã terá fim este ano e será substituído pelo novo Virtus. Entretanto, a Volks não confirmou, mas o mercado espera que o novo sedã também tenha uma versão mais acessível, assim como o Voyage era.
8- Renault Sandero
Além de estar bem focada no lançamento de seu elétrico, a fabricante paranaense anunciou investimentos para produzir até 2024 um SUV médio, que será equipado com novo motor 1.0 turbo.
Desse modo, especula-se que tanto o Sandero sairá de linha. Mas, até o lançamento oficial desse SUV, isso não deve ocorrer. Porém, carros que já estão com seus dias contados não costumam receber atualizações.
9- Renault Logan
Assim como o modelo mencionado acima, o Renault Logan também deve se despedir do mercado ainda em 2023, justamente pelo interesse da montadora em trazer um novo SUV para 2024.
Com isso, o veículo, provavelmente, não receberá grandes atualizações até lá, algo que as montadoras costumam fazer quando pretendem tirar algum dos seus modelos de linha.
10- Renault Captur
Verdade seja dita, esse SUV médio nunca ganhou força de verdade por aqui. Apesar da geração atual ter recebido um ótimo motor (1.3 turbo de 170 cv), não contribuiu para as vendas do modelo, que perdeu espaço para o Duster.
De acordo com informações do portal Mobiauto, a marca deve tirar o Captur de linha assim que o SUV elétrico Mégane E-Tech chegar, no último trimestre.
11- Toyota Yaris
Tanto o hatch quanto o sedã Yaris nunca tiveram grandes números de vendas para a Toyota. Apesar de um SUV compacto estar entre as promessas de lançamento da japonesa, sua chegada só deve ocorrer em meados de 2024.
Desse modo, os planos são de lançar um sedã maior e mais esportivo, fabricado aqui no Brasil. Além disso, será inspirado no modelo asiático similar, recentemente anunciado. Outra boa novidade deve ser a motorização híbrida flex.
12- VW T-Cross
Mais um VW em nossa atualização dos carros que vão sair de linha em 2023, agora falamos do SUV mais vendido do Brasil. Acontece é que o T-Cross tem uma nova ameaça à frente: o novo Fiat Fastback.
Nesse sentido, a estratégia da Volks em relação ao T-Cross 2023, será apresentada no fim do ano. Com isso, são esperadas melhorias no acabamento e maior oferta de equipamentos, além de uma sutil reestilização nos faróis, grade e lanternas.
13- Chevrolet S10
Por fim, encerramos nossa lista de carros que se despedem do Brasil em 2023 com uma das picapes mais vendidas por aqui. Nesse sentido, a nova geração da S10, que deve chegar em meados de 2024, ficará ainda mais próxima da norte-americana Colorado.
Desse modo, ela terá adaptações ao mercado brasileiro, de acordo com o portal Autos Segredos. Além disso, também é esperado um desenho mais agressivo e uma cabine totalmente renovada.