Legalizar o carro Rebaixado: Preço e Como fazer passo a passo

Se você quer saber como legalizar o carro rebaixado, saiba que a modificação é permitida por lei, porém é preciso uma série de cuidados com seu veículo. Por isso, vamos te contar o passo a passo, preços e o que a lei diz sobre legalizar o carro rebaixado!

Legalizar o carro rebaixado
Legalizar o carro rebaixado – Foto: Quatro Rodas

Legalizar o carro rebaixado

Você viu um carro raspando a carroceria no asfalto, acho estiloso e ficou com vontade de deixar o seu possante rebaixado. Se você se identificou com a situação, hoje nós vamos te contar tudo sobre como legalizar o carro rebaixado!

Muitos não sabem, mas já existe uma lei que permite modificar o veículo para deixá-lo mais baixo. A princípio, o Projeto de Lei nº 410/22 foi aprovado pela Câmara dos Deputados e vem facilitando a prática para os motoristas que desejam fazer o rebaixamento em seus carros.

Pensando em nossos leitores que também desejam transformar seus automóveis, mas não sabem (de fato) o que a Lei diz ou quanto custa o processo, preparamos este conteúdo bem completo sobre como legalizar o carro rebaixado. A seguir, você confere todos os detalhes:

O que é o carro rebaixado?

A princípio, um carro rebaixado é todo automóvel que possui o mecanismo de suspensão modificado. Isso pode ser tanto pela troca de peças ou pelo corte das molas já existentes. O objetivo é deixar a carroceria do carro mais próxima do chão.

Entretanto, muitas pessoas acreditam que rebaixar o carro é crime. Mas acredite, não é mais! A prática foi liberada no ano de 2014, através da Resolução n°479 do CONTRAN. Mas vale ressaltar que motos, ônibus e caminhões não podem ter a suspensão modificada.

Foto: Car Stereo

Além disso, também é importante dizer que o rebaixamento através do corte das molas não é permitido e o condutor/proprietário que for pego dirigindo na condição da segmentação indevida está sujeito à penalidade!

O que a lei diz?

De acordo com o Projeto de Lei nº 410/22, legalizar o carro rebaixado seria bem menos burocrático, já que permite alterações nas características de fábrica do automóvel, sem autorização prévia do órgão regulador.

Ou seja, você avisa da modificação após ela já ter sido feita. Contudo, a lei prevê a necessidade de vistoria veicular como forma de verificar se as modificações feitas seguem as regras, além da atualização do documento do carro.

Altura permitida

A princípio, a altura permitida para circulação de um carro rebaixado é de 100mm. Ou seja, a distância do chão até a parte mais baixa da carroceria deve ser maior ou igual a 10 centímetros nos veículos de até 3,5 toneladas.

Além disso, a roda e o pneu não podem encostar em nenhuma parte do veículo no momento do esterçamento (quando você gira o volante o máximo possível para a direita ou para esquerda).

Enquanto isso, nos carros com mais de 3,5 toneladas, o nivelamento da base de aço (a “coluna” do automóvel), não pode ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.

Por fim, a alteração na suspensão dianteira ainda é proibida, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.


Como legalizar o carro rebaixado?

Enquanto o Senado não aprova a nova lei para legalizar carro baixo, ainda é necessário pedir a Autorização Prévia ao Detran antes de fazer a modificação no seu carro, para não ser autuado com uma infração durante uma blitz.

Legalizar o carro rebaixado
Foto: Mercedes-Benz

A seguir, você confere todas as etapas que precisam ser seguidas para poder rebaixar seu veículo:

1 – Pedir autorização ao Detran

Essa etapa pode ser feita através site e precisa que os seguintes itens sejam enviados ao e-mail informado dentro do serviço de alteração de características do veículo:

  • O modelo de autorização (requerimento);
  • As notas fiscais das peças;
  • Notas fiscais do serviço;
  • CRLV;
  • Documento com foto.

Porém, ressaltamos que os documentos podem variar em caso de pessoa jurídica, portanto, fique atento!

  • E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.

2 – Realize as modificações no veículos

Caso sua solicitação para rebaixar o carro seja aprovada, você poderá fazer as modificações. Entretanto, não esqueça de seguir todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de guardar as notas fiscais.

Agora, se você já estava com o carro rebaixado antes de pedir autorização, o processo será o mesmo. Porém, é preciso pagar multas e taxas para regularização do veículo.

Mas, se o proprietário do veículo fez a alteração por conta própria, deverá assinar uma declaração específica, com firma reconhecida, responsabilizando-se civil e criminalmente pelo serviço. Nessa declaração deve constar todos os dados do veículo e do proprietário.

3 – Vistoria veicular

Para que a modificação esteja, de fato, regularizada é preciso ter o Certificado de Segurança Veicular, o CSV.

A princípio, o proprietário consegue esse certificado realizando a vistoria veicular em alguma unidade credenciada pelo Detran e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Desse modo, há a garantia de que, mesmo com as modificações, o automóvel continua seguro e com as características exigidas pelo órgão de trânsito.

4 – Compareça ao Detran

Tendo todos os documentos em mãos e passando pela vistoria, você deverá comparecer até uma unidade de atendimento do Detran onde seu veículo está devidamente registrado.

Foto: Auto Custom

Então, será emitido um boleto para a emissão do novo CRLV, onde constará no Certificado de Registro do Veículo (CRV), a observação de veículo modificado.


Quanto custa para rebaixar o carro?

Agora que você já sabe como legalizar o carro rebaixado, deve estar se perguntando quanto custa o processo, correto? Bom, os custos para rebaixar um carro variam muito conforme o modelo do automóvel e a cidade em que você irá fazer a modificação.

Em média, considerando o kit de suspensão, a mão de obra especializada e o valor da taxa para legalização, o custo para rebaixamento fica numa média de R$1.500!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Caio Azevedo
Redator especialista no universo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2023, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.