Kit gás é o barato que sai caro? Descubra se vale a pena colocar!

Você já deve ter escutado por aí que o GNV vale mais a pena que os combustíveis convencionais. Entretanto, será que o kit gás é o barato que sai caro? Pensando nas diversas pessoas interessadas na alternativa, trouxemos um conteúdo para te mostrar se o kit gás é o barato que sai caro. Confira!

kit gás é o barato que sai caro
kit gás é o barato que sai caro – Imagem: Shutterstock

Mas afinal, o que é o kit gás?

Você provavelmente chegou até nosso conteúdo para saber se o kit gás realmente vale a pena. Mas antes é importante saber o que, de fato, ele é e como funciona nos automóveis.

A princípio, o Gás Natural Veicular, também conhecido como GNV, é uma espécie de combustível capaz de oferecer menor incidência de poluição ao meio ambiente. Isso porque esse gás é formado por hidrocarbonetos leves, metano e etano.

Desse modo, a combinação da pressão atmosférica em combinação com a temperatura é capaz de manter o composto em um estado gasoso.

Então, quando a gente faz uma comparação entre o GNV e os combustíveis convencionais,  o gás se mostra relativamente mais limpo. Ou seja, é extremamente benéfico para o meio ambiente.

Apesar de trazer diversos benefícios, é importante saber que o processo de conversão para GNV pode não ser tão barato quanto parece. Então, será que o kit gás é o barato que sai caro?

Antes de falarmos sobre custos, vamos entender um pouco sobre como é o processo de conversão nos carros. Acompanhe:


Como é feita a conversão com o kit gás?

Para que você saiba exatamente avaliar se o kit gás vale ou não a pena, vamos conhecer como é feita a conversão para esse tipo de combustível?

1ª Etapa: avaliação

A princípio, é válido destacar que a instalação do kit gás deve ser feita em uma oficina homologada pelo Inmetro. Na oficina, o veículo vai passar por uma avaliação técnica. O objetivo é garantir que o carro seja compatível com a conversão para GNV.

Isso porque os automóveis movidos a gás operam com uma tensão maior na ignição. Ou seja, as peças que compõem essa área talvez precisem ser trocadas, como cabos, velas e bobinas, por exemplo.

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2ª Etapa: conversão

Após assegurar que o carro suporta o kit gás, é hora de fazer a conversão. Primeiramente, serão feitos furos no porta-malas, para poder fixar o suporte dos cilindros e conceder a passagem para as tubulações que ligam o gás ao motor.

Uma curiosidade é que alguns carros podem precisar de dois cilindros pequenos que serão fixados no assoalho do carro. Entretanto, as tubulações devem passar por baixo do chassi e ser muito bem fixadas.

Após atestar que os suportes e tubos estão bem fixados, é hora  instalar o GNV e testar se o procedimento foi feito com sucesso.

Imagem: Reprodução / Internet

3ª Etapa: teste

Por fim, é o momento de testar se a instalação do kit gás deu certo. Esses testes são feitos na rua mesmo e também através de uma central eletrônica, capaz de fornecer dados em tempo real e atestar se a conversão foi bem sucedida ou não.

Agora, vamos realmente saber se o kit gás é o barato que sai caro através dos valores necessários para realizar todo esse processo! 

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Qual o combustível mais barato?

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Kit gás é o barato que sai caro?

Para que você saiba se, de fato, o kit gás é o barato que sai caro, vamos entender isso com números.

Primeiramente, vamos analisar o consumo do gás e se ele seria mais econômico que os combustíveis convencionais. Para isso, vamos nos basear em um demonstrativo feito pela plataforma Sergas, onde é possível calcular esse consumo. Acompanhe:

kit gás é o barato que sai caro
Imagem: Sergas

Fonte: Sergas

Em relação ao consumo, realmente é possível observar uma vantagem econômica que pode agradar o bolso dos motoristas. Mas será que isso se aplica também com os custos do kit gás e da conversão?

Quanto custa o kit gás e a conversão?

Agora é a hora de sabermos se o kit gás é o barato que sai caro! Atualmente, um kit gás instalado e legalizado vai exigir do proprietário do veículo cerca de R$ 5.000,00 mais uns R$ 300,00 de inspeção anual.

Além disso, existe também uma inspeção especial que deve ser feita a cada cinco anos. É um teste hidrostático que avalia a integridade do cilindro. Seu custo fica em torno de R$ 350,00.

Imagem: Reprodução / Diário do Nordeste

Contudo, apesar da instalação do kit não ser muito barata, ela reflete em outros aspectos que podem agradar o motorista (além da economia no combustível). Isso porque, quem possui carro movido a GNV recebe um desconto no IPVA! No Rio de Janeiro o percentual é de 62%, e em São Paulo o desconto é de 25%, semelhante a outros Estados.

No entanto, vale destacar que o peso adicional dos cilindros pode impactar a durabilidade dos pneus, molas e amortecedores. Então, é importante considerar esses fatores também.

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Caio Azevedo
Redator especialista no universo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2023, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.