O VW Polo 2023 surpreendeu o mercado ao perder características para ganhar nas vendas no Brasil. Apesar de ser um bom carro, tudo indica que o último automóvel Polo lançado não fez tanto sucesso no Brasil. Provavelmente, esse é o motivo do “empobrecimento” do VW Polo 2023. Continue a leitura e saiba mais.

O carro da Volks que perdeu em características para ser mais competitivo
Houve uma surpresa quando notou-se que o VW Polo 2023 perdeu diversas características. Dentre elas, estão, por exemplo, as configurações mecânicas que estavam presentes no modelo há cinco anos.

Das versões do Polo, somente o 1.0 MPI 2023 manteve as características originais. Por exemplo, o câmbio manual de cinco marchas e o motor que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm.
Como consequência, esse modelo do Polo foi o que mais subiu de preço. O veículo passou de um custo de mercado de R$ 78.855 para R$ 82.990.
Em contrapartida, duas versões foram as que mais “empobreceram”. São elas a Comfortline e a Highline. Foram tantos os cortes nessas variações que a redução chegou a ser de R$ 7.000.
✓ Saiba mais:
No seu lançamento, o Polo de 2022 teve variações de valores (conforme a versão) que iam de R$78.855 e R$116.990. Em contrapartida, o Polo 2023, contém modelos que variam de R$ 79.990 (versão de entrada) até R$109.990 (versão topo de linha), que chegam para brigar espaço com o Onix e o HB20.
O real motivo do “empobrecimento”do VW Polo 2023
O novo modelo do Polo, com toda essa diminuição da faixa de preços, mudou de categoria. Desse modo, ele fica estrategicamente lado a lado com seus maiores concorrentes. São eles o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

Os preços dos competidores são, respectivamente, de R$ 79.739 a R$ 104.230 e de R$76.690 até R$114.390. Até aí, está tudo certo. Contudo, o que o tradicional Polo perdeu? Confira a seguir.
✓ Veja também:
Mudanças nos câmbios
A Volkswagen decidiu abandonar o tradicional câmbio AQ250 e usar o AQ160. Esse era o sistema usado no Polo 1.6 AT. A novidade é o Polo TSI. A versão conta com mais componentes que o MPI, motor turbo e câmbio com cinco marcas.
O resultado é um carro da Volks inédito em terras brasileiras. Estrategicamente, essas opções também existem no HB20 e no Onix.
O VW Polo 2023 tem um motor com menos potência
A montadora alemã decidiu adotar uma versão repaginada do motor UP! na nova versão do Polo. Desse modo, agora, na ficha técnica do veículo consta o 170 TSI, porém, em uma nova versão.
O conjunto entrega 116 cavalos de potência (antes eram 105 cv) e mantém os 16,8 kgfm de torque. Por esses motivos, na traseira do VW Polo 2023 está uma identificação com “TSI” e não “170 TSI” para identificar o novo motor.

A princípio, o Polo 2022 usa o motor 200TSI. Um 1.0 que entrega 128 cv de potência e 20,4 kgfm. Logo, uma considerável perda. Hoje, a montadora decidiu manter esse motor somente nos seus SUVs.
Mais uma vez, a estratégia marca presença. O Polo 2023 conta com exatamente os mesmos números de torque e potência do Onix Turbo.
Freio a tambor
Além disso, a Volkswagen mudou o sistema traseiro de freios do VW Polo 2023. Agora, eles são a tambor. A ideia, que remete aos antigos Polos, é uma iniciativa para reduzir custos na produção.
Por fim, para saber mais sobre o mundo dos automóveis, tendências e lançamentos, continue acompanhando esse portal.