Cansado de passar calor dentro do carro, mas não pode investir em um ar-condicionado no momento? Então o ventilador para carro é a solução perfeita para você! No artigo de hoje, te contamos as principais curiosidades e dicas sobre o ventilador para carro!

Ventilador para carro
O verão é uma das épocas favoritas dos brasileiros. Dias ensolarados e com um céu azul nos deixam mais alegres e com vontade de curtir a família. Porém, o calor excessivo acaba nos deixando preguiçosos e indispostos.
E isso se aplica até mesmo quando estamos andando de carro. Atualmente, grande parte dos veículos possui ar-condicionado. Entretanto, sabemos que modelos mais antigos não oferecem o item de fábrica. E sua instalação particular pode não ser acessível a muitos.
Mas saiba que já existe uma forma mais barata e prática de não derreter dentro do veículo: usando um ventilador para carro! A princípio, o acessório é perfeito para dias quentes onde nem mesmo manter os vidros abaixados resolve.

Com ele, você consegue manter o interior do automóvel fresco e agradável, e o melhor é que o equipamento possui instalação fácil e prática. A seguir, te contamos alguns detalhes sobre como o ventilador para carro funciona!
Como funciona?
Antes de analisarmos os principais modelos de ventilador para carro, vamos primeiro entender como o aparelho funciona. A princípio, ele é equipado com um mecanismo que cria um fluxo de ar no ambiente.

Com isso, ele diminui a sensação térmica do interior do carro. Podemos destacar que o pequeno ventilador é super econômico, substituindo facilmente o ar-condicionado.
Além disso, o ventilador automotivo é similar ao tradicional, tendo apenas tamanho e peso reduzidos. É comum os modelos terem entre 15 e 20 cm de altura, uma grade de proteção de aço e suas pás são feitas de plástico, sendo bem resistentes.
Outro ponto legal é que grande parte dos modelos funciona conectado ao acendedor do veículo, seja ele um carro, caminhão, barco, trailer ou van. Existem aparelhos específicos para tomadas de 12v ou 24v. Então, é importante saber qual a voltagem correta para não danificar o aparelho.

O grande diferencial do ventilador para carro é possuir um sistema de oscilação, que faz o ar circular melhor pelo espaço. Ou seja, ele gira na horizontal, e ainda permite fazer ajustes na inclinação para que o usuário o coloque na posição ideal.
Vantagens do ventilador para carro
Se você ainda não está convencido de que o ventilador para carro é a solução prática (e barata) para os dias quentes, nós reunimos aqui algumas das vantagens que o aparelho oferece.
A princípio, a grande vantagem é que o equipamento deixa o ambiente do carro fresco e agradável para todos os passageiros, trazendo bastante conforto.

Ele também ocupa pouco espaço, oferece bom fluxo de ar e sua vibração é razoavelmente baixa. Ou seja, o ventilador automotivo não é barulhento.
Além disso, sua instalação é fácil e alguns são simples de mover de lugar. Por não consumir tanta energia, ele também ajuda na hora de economizar.
Quais os tipos de ventilador automotivo
A princípio, existem no mercado 3 tipos de ventilador para carro, sendo:
- Ventilador com garra;
- Com cabeça dupla;
- Movido a energia solar.
A seguir explicamos mais detalhes sobre cada um:
1 – Ventilador com garra
O ventilador automotivo com garras é o mais tradicional do mercado. Ele faz uma rotação de 180 graus na horizontal e permite ajuste de ângulo e inclinação. Entretanto, só possui 3 pás e um único nível de velocidade.

Essa “garra” serve para instalação do acessório de um jeito simples e prático. Basta abrir e prender na lateral do carro ou até mesmo no painel.
2 – Ventilador para carro com cabeça dupla
A segunda opção de ventilador para carro é o modelo com cabeça dupla. Seu diferencial é que cada “cabeça” pode ser posicionada em uma direção diferente. Por exemplo, uma para o motorista e outra para o passageiro.
Geralmente eles possuem 5 pás, que aumentam o fluxo de ar, além da cabeça girar em 360 graus. Também é possível ajustar a velocidade em dois níveis.
- E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.

Além disso, a instalação desse modelo também é simples. Basta colocar o adesivo dupla face na base e grudar no painel ou no apoio de braço.
3 – Ventilador movido a energia solar
Por fim, temos o ventilador para carro movido a energia solar. Ele é indicado para quem busca economia e também ajudar o meio ambiente, uma vez que não necessita de eletricidade ou bateria para funcionar.
Nesse sentido, ele utiliza uma placa para captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Assim, liga o sistema de ventilação de forma automática.

Inclusive, o item melhora a circulação de ar, fazendo a troca de calor do interior do carro pelo vento frio do lado externo, diminuindo a sensação térmica.
Gostou de conhecer mais sobre o ventilador automotivo? Então aproveite para acompanhar nosso portal, está repleto de dicas sensacionais como esta!

Ah, aproveite para assistir ao vídeo abaixo e tirar outras dúvidas sobre o ventilador para carro: