Preço do Carro usado não para de Cair na Tabela FIPE! E agora?

A Tabela Fipe de carro usado não para de cair. Se você planeja vender seu veículo ainda neste ano, pode ter se preocupado com a desvalorização do seu modelo de carro na Tabela Fipe de carro usado.

Tabela Fipe de carro usado
Tabela Fipe de carro usado – Imagem: Reprodução

Tabela Fipe de carro usado em queda

Em agosto deste ano, houve uma notável (e desanimadora, para alguns) mudança na Tabela Fipe de carro usado. A queda registrada no mês passado chegou a 1%. Entretanto, alguns modelos de carros se mantiveram estáveis.

Imagem: Divulgação / Volkswagen

Os veículos dos anos de 2012, 2013 e 2016 não sofreram com a queda do preço na Tabela Fipe de usados em 2022. Contudo, os modelos de automóveis que possuem de quatro anos a dez anos de uso foram os mais desvalorizados.

✓ Saiba mais:

E acredite: os seminovos também foram impactados. O valor mais baixo envolve também os carros com até quatro anos de uso. Nesse caso, a queda é de 0,89%.

De acordo com levantamento feito pela OLX, durante o segundo trimestre de 2022, os carros usados com preços entre R$ 10 mil e R$ 20 mil tiveram um aumento de 26% na procura. Ou seja, 1,5% maior comparado ao primeiro trimestre desse ano, quando a categoria tinha registrado participação de 24,5%.

Mudanças no mercado de novos

De julho a agosto deste ano, o valor dos carros usados também mostrou diferença nos valores de automóveis novos. No entanto, a queda foi de somente 0,14% para os carros novos com ano ou modelo de 2022.

A valorização incomum dos automóveis ainda é um efeito da pandemia. Isso porque ela trouxe uma escassez dos componentes usados na produção dos automóveis.

Logo, as montadoras precisaram priorizar a produção de veículos específicos. Além disso, o tempo de espera por um carro novo também cresceu, sendo de até seis meses para certos modelos.


Dicas para valorizar seu carro usado antes da venda

Nesse sentido, se você pretende vender seu veículo, não fique preocupado! Alguns cuidados podem fazer com que ele tenha o valor mais próximo possível da tabela Fipe de carros usados em 2022.

Tabela Fipe de carro usado
Imagem: Divulgação / Chevrolet

Confira, na nossa lista, algumas dicas para se aproximar (ou talvez até elevar um pouco) o valor do seu automóvel na hora da venda.

✓ Veja mais novidades:

Documentação em dia

Mais do que os números da Tabela Fipe de carro usado, ter um possante com os documentos em dia é um fator chave para uma venda de veículos bem sucedida. Sabe por quê?

A maioria dos compradores de carros usados se preocupa com a possibilidade de IPVA atrasado, financiamento não quitado e multas. Para o vendedor, os documentos em atraso também não são interessantes porque podem deixar o valor do carrro até mesmo abaixo da tabela Fipe de usados 2022.

Portanto, para evitar problemas para ambos, coloque todas as licenças do seu veículo em dia. Assim, a venda e até mesmo um possível financiamento são mais ágeis e você poderá receber a transferência com muito mais rapidez.

Nossa dica é procurar a ajuda de uma concessionária que ofereça veículos usados e seminovos para fazer a venda. Essas empresas cuidam de todo o processo de transferência dos documentos para o nome do novo proprietário.

Além disso, para deixar seu automóvel com o valor mais próximo possível da Tabela Fipe de carro usado, guarde o manual do carro e todos os comprovantes e garantias possíveis de reparos feitos no veículo.

Assim, você garante mais tranquilidade para o comprador e mostra todo o cuidado que tem com o seu possante. Além disso, o novo proprietário poderá precisar de datas úteis como a última troca de pneus e pastilhas de freio.

Evite personalizações 

Para uma boa venda do seu usado, mantenha o seu automóvel o mais próximo possível do modelo vindo de fábrica. Mesmo que durante o seu uso, tenha feito alterações nos faróis ou outros serviços de customização, remova essas alterações antes da venda.

Imagem: Reprodução

Itens personalizados não valorizam em nada a venda. Afinal, essas configurações têm a ver com a sua personalidade e não com o gosto do comprador. As características originais podem até mesmo valorizar o seu automóvel no mercado.

✓ Veja dicas essenciais:

Além dessas dicas, o estado geral de conservação do veículo também é um fator de valorização em relação à Tabela Fipe de carro usado. Além disso, capriche na limpeza na hora de apresentar o veículo para um possível comprador.

Para mais dicas sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando este portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Caio Azevedo
Redator especialista no universo automotivo, é produtor de conteúdo online desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2023, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.