Você já ouviu falar no novo Fusca elétrico? A ORA, submarca da empresa chinesa Great Wall, decidiu irritar a Volkswagen e criou o modelo Ballet Cat, inspirado no nosso querido Fusquinha. Apesar de parecidos, o Fusca elétrico chinês apresenta diferenças notáveis do modelo original. Conheça-o agora.
Conheça o Fusca elétrico chinês
As vendas do novo Fusca elétrico se iniciaram em julho deste ano. No país oriental, o modelo passa a concorrer com o Volkswagen ID.4 X, o Smart #! e o BYD Song elétrico.
✓ Saiba mais:
Entretanto, uma particularidade difere o modelo de Fusca chinês elétrico de todos os demais: ele é um veículo totalmente voltado para o público feminino. De acordo com o fabricante, com informações do site Quatro Rodas, o Ballet Cat foi criado para ser “um carro elegante para mulheres”.
Prova dessa afirmação é vista em detalhes do Fusca elétrico chinês. Por exemplo, há um espaço de armazenamento no console central para guardar maquiagem e os espelhos iluminados atrás dos parassóis são mais amplos.
No Brasil, o novo elétrico já está registrado. A ideia é que ele seja um competidor direto dos modelos Mini Cooper S E e Fiat 500e. Apesar do visual retrô, o trio é repleto de tecnologia contando com assistentes para o condutor e muita conectividade.
✓ Veja mais novidades:
Novo ORA Ballet Cat
Como você já sabe, o Fusca elétrico chinês lembra muito o pequeno veículo lançado na década de 60 pela Volks. Contudo, o pacote tecnológico, sensores e câmeras são o que mais surpreende no novo hatch da ORA.
Quando se trata de bateria, o modelo conta com duas delas:
- A primeira, com 59,1 kWh e com capacidade de percorrer 500 km;
- Em contrapartida, a segunda, tem 47,8 kWh, que garante autonomia para que o veículo percorra até 400 km.
Bateria Ballet Cat
Em uma estação de carregamento específica (ultrarrápida), o Fusca elétrico chinês leva pouco mais de meia hora para ser completamente recarregado. Entretanto, em tomadas normais, ele pode levar até oito horas para recarregar.
Motor Fusca elétrico
De acordo com o fabricante, a autonomia do veículo varia conforme o modelo. Sendo que, como visto anteriormente, a quilometragem varia de 400 km a 500 km. Em relação ao torque, espere 25,49 kgfm. E a potência atinge os 171 cv. A velocidade máxima do Fusca chinês chega a 155 km/h.
Dimensões do Fusca elétrico chinês
O veículo elétrico chinês é muito maior do que qualquer outro já fabricado pela Volkswagen. A seguir, confira as dimensões do Ballet Cat:
- 4,40 m de comprimento;
- 1,87 m de largura;
- 1,63 m de altura;
- 2,75 m de entre-eixos.
Desse modo, o Fusca elétrico chinês se torna um automóvel espaçoso, com portas traseiras e amplos assentos e conforto para os passageiros.
Design
Antes de tudo, as rodas de liga leve de 18 polegadas dão ainda mais charme ao modelo. O automóvel da China resgata as lanternas do primeiro Fusca da Volks. Entretanto com um plus: a iluminação em LED.
Os paralamas são marcados, apesar de mais discretos que o original. Os parachoques com brilho laminado são inconfundíveis. Contudo, o modelo conta com detalhes cromados no teto, sendo um detalhe mais moderno.
Qual o preço do Fusca elétrico?
Os valores do novo modelo da China são compatíveis com o modelo. Logo, existem variações nas faixas de preço entre R$ 154.500 e R$ 178.500.
Considerando o mercado de carros elétricos, o charmoso Fusca chinês é barato para os padrões da categoria.