Sony e Honda se unem para lançar o Mobility, novo elétrico que chega para brigar de frente com os modelos da Tesla Model S. O carro altamente tecnológico chega ao mercado dos Estados Unidos em 2025, mas poucos detalhes foram revelados. A seguir, confira o que sabemos sobre a união da Sony e Honda.

A parceria entre Sony e Honda
Recentemente, as marcas Sony e Honda oficializaram uma parceria para lançar a Sony Honda Mobility. A princípio, as empresas japonesas querem unir seus pontos fortes, ou seja, a produção de carros e de tecnologia.
Agora, a companhia lança sua marca de veículos, a Afeela. O lançamento oficial foi feito durante a CES, a feira de tecnologia que teve seu encerramento no último domingo (8), em Las Vegas, Estados Unidos.
Além disso, a empresa também anunciou as linhas de um modelo inédito. De acordo com a Sony Honda Mobility, a fase de pré-venda dos veículos deve começar em 2025.
Entretanto, as entregas estão programadas para o primeiro semestre de 2026. A princípio, o foco das marcas é o mercado norte-americano. Ou seja, mos atuais clientes da Tesla de Elon Musk.
O que se sabe sobre o modelo
O que sabemos por enquanto é que o sedan da parceria entre Sony e Honda é diferente dos conceitos Vision-S e Vision-S 02, que foram revelados no ano passado.
Apesar de trazer um design mais modesto que o dos modelos anteriores, o carro herdou algumas características da dupla. Por exemplo, o teto arqueado e o terceiro volume, que seguem a linha descendente do vigia. A lanterna traseira, também, vai de uma ponta a outra.
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Além disso, a cabine do sedan é parecida com a dos primeiros modelos conceituais. O teto é de vidro e o painel dianteiro é completamente ocupado por telas. O volante, não possui a parte superior, parecido com a opção oferecida como para os modelos Tesla Model S e Y.
Enquanto isso, na parte de trás, a marca promete dois grandes visores. Assim, os passageiros vão poder regular as funções do sistema de entretenimento, ouvir música e até jogar uma partida no PlayStation.
Especificações
A princípio, o “Afeela” da Sony e Honda traz somente a tração integral. Com isso, é possível supor que o modelo terá, pelo menos, dois motores elétricos, um em cada eixo.
De acordo com a empresa, o protótipo tem 4,9 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,46m de altura. Além disso, a distância entre os eixos é de 3 m, dimensões bem similares às do Tesla Model S.

O modelo da Tesla, por exemplo, tem 4,97 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,45 m de altura. Além disso, o entre-eixos é de 2,96 m.
O Afeela terá um sistema de condução semi autônoma de nível 3. Ou seja, é possível tirar as mãos do volante, os pés dos pedais e os olhos da via, assim como no modelo da Tesla.
Outros carros competem com a Tesla no mercado de elétricos
Assim como a nova empreitada da Sony e Honda, existem outros tantos modelos que competem diretamente com os elétricos da Tesla. A seguir, você confere alguns concorrentes fortes da empresa de Elon Musk
Carro elétrico da Xiomi
De acordo com informações da mídia chinesa, a marca Xiomi estaria trabalhando no desenvolvimento de dois carros elétricos para competir diretamente com o Tesla Model 3.
A princípio, o primeiro deles foi batizado de “Modena” e promete ser maior e mais potente que o concorrente. A marca pretende lançá-lo em duas versões: uma com preço inicial de até RMB 300.000 (R$230 mil) e a outra por RMB 350.000 (R$270 mil).

Além disso, o modelo mais acessível será alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio da BYD no padrão de 400V e virá com sensores desenvolvidos em parceria com a empresa alemã Continental.
Elétrico da Toyota
Além da Sony e Honda, outra japonesa entrou na briga para disputar espaço com a Tesla no segmento de elétricos. Nesse sentido, a Toyota anunciou em 2022 o BZ4X, seu primeiro eletrificado.
A princípio, o utilitário esportivo foi desenvolvido em parceria com a marca japonesa Subaru. O preço inicial é de US$42 mil (R$200 mil, sem impostos).

Um dos grandes diferenciais são as baterias de íons de lítio e 355 volts, que conseguem chegar aos 80% de carga em 30 minutos. O alcance varia, sendo próximo dos 500 quilômetros na versão com tração dianteira.