Você sabe como identificar sinais de problema na suspensão? Quem dirige com frequência sabe a importância de ficar atento até mesmo aos menores sinais de problema na suspensão. Neste artigo, você aprenderá formas de prever esses aspectos para não perder tempo e levar seu carro para a oficina.

Como identificar sinais de problema na suspensão?
Antes de identificarmos os sinais de problema na suspensão, vamos falar sobre a importância desse componente do seu veículo. Em primeiro lugar, esse sistema tem a missão de absorver os impactos sofridos no asfalto ou estrada.

Além disso, ele garante a estabilidade do automóvel e a segurança dos passageiros. Do mesmo modo, a suspensão oferece conforto durante as viagens.
Os problemas na suspensão surgem com o tempo. Isso significa que, quanto mais quilômetros rodados, mais as molas e os amortecedores sofrerão desgastes naturais.
Entretanto, peças de má qualidade aceleram esse processo, fazendo o seu possante “pedir socorro” durante os trajetos. Por isso, identificar problema na suspensão e verificar certos comportamentos do seu veículo são processos fundamentais.
A seguir, você conhecerá formas de percebê-los no seu carro. Ao notar cada um deles, não perca tempo e corra para uma oficina. Afinal, com a suspensão não se brinca!
✓ Saiba mais:
Carro mais baixo
O primeiro sinal de uma suspensão ruim é uma diminuição na altura original do seu carro. Observe esse aspecto e tenha uma noção da necessidade de conserto nesse sistema.
A nossa dica é verificar a distância entre o para-lama e o pneu. Se notar uma medida menor que o normal, é hora de procurar ajuda especializada.
Um dos mais notáveis sinais é em relação ao porta-malas. Coloque algo leve no compartimento. Se o carro abaixar a parte traseira de maneira “dramática” , é hora de se preocupar.
Instabilidade nas curvas é um dos primeiros sinais de problema na suspensão

Se o seu carro, em velocidade normal, pedir que você vire mais o volante do que de costume, pode ser uma forma de saber que o carro está com problema na suspensão.
Além disso, o “sair de frente” nas curvas mostra que os amortecedores do automóvel precisam ser averiguados. Nesse caso, esse comportamento pode gerar ainda mais prejuízos por comprometer o desgaste precoce dos pneus.
✓ Conheça também:
Carroceria oscilante
Se você tem a sensação de que a carroceria do seu carro está “solta” por balançar mais que o normal, esse é um dos sinais de problema na suspensão.
Geralmente, os carros com esse problema se comportam dessa maneira mesmo em pequenos obstáculos na pista. Do mesmo modo, isso acontece até mesmo quando você pisa um pouco mais no acelerador e passa por um asfalto com aspecto de “tapete”.
Esse problema indica, mais uma vez, que os amortecedores não estão legais. Afinal, eles não mais estabilizam a carroceria do seu carro.
Volante vibrando é mais um dos sinais de problema na suspensão
Mesmo que você esteja em vias perfeitamente asfaltadas, um carro que precisa de reparos nesse sistema possui um volante vibrando de forma incômoda. Esse comportamento do seu possante indica que além dos amortecedores, é preciso, também averiguar as molas.

Sons anormais e vazamentos também são sinais de problema na suspensão
Fique atento aos barulhos incomuns que o seu veículo anda fazendo. Esse é um dos mais evidentes sinais de problema na suspensão.
Afinal, quando o carro atinge esse nível, significa um problema que supera os amortecedores e envolve outros componentes da suspensão.