Nesta semana foi divulgado um desconto no IPVA São Paulo. Entretanto, somente alguns veículos podem render esse benefício para o proprietário. Neste artigo, você conhecerá as regras para conseguir desconto no IPVA São Paulo.

Saiba como funciona o desconto no IPVA São Paulo
O desconto no IPVA é válido para os proprietários de carro híbrido ou elétrico. Recentemente, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) aprovou o incentivo aos automóveis movidos a energia elétrica.

Além dos eletromotores, o desconto no IPVA São Paulo, referente ao próximo ano, envolve os veículos movidos a hidrogênio. Apesar de ainda estar em processo de desenvolvimento e serem uma realidade distante no país, eles já estão nos planos do prefeito.
De acordo com a decisão da prefeitura de São Paulo, o desconto chegará a 50%. Assim, os donos de carros elétricos e híbridos pagarão metade do imposto destinado à prefeitura da cidade.
✓ Saiba mais:
Iniciativa antiga
Talvez, você já saiba que, desde o ano de 2014, os carros elétricos e híbridos têm descontos no IPVA de SP. Contudo, este ano surgiu uma novidade. Antes, o benefício envolvia somente os carros com valor de até R$ 150 mil.
Segundo essa regra, somente os veículos Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech estariam inclusos no desconto no IPVA São Paulo. Desse modo, não envolve os demais modelos que circulam pela cidade.

Logo, foi preciso uma alteração. A partir de agora, todos os carros eletromotores e híbridos estão inclusos no benefício.
Outra mudança para o próximo ano é uma melhor definição de como será feita a devolução do valor. para solucionar, desde 2021, a prefeitura aprovou a lei 17.563. Segundo essa iniciativa, o valor restituído poderá se transformar em crédito para o pagamento do IPTU também.
“A prefeitura de São Paulo está abrindo mão de sua cota do IPVA para veículos eletrificados. Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”.
-Ricardo Nunes (30º Congresso e Expo Fenabrave)
Como conseguir o desconto no IPVA São Paulo
De acordo com o prefeito de São Paulo, todos os carros elétricos e híbridos ganharão desconto no IPVA em São Paulo. Além disso, Nunes reforçou que o valor abatido no IPVA pode ser creditado para o IPTU. Logo, esse desconto pode chegar a até R$ 3.292.21.
✓ Conheça também:
Incentivo ao aumento da frota de elétricos
A novidade do desconto no IPVA foi comunicada no 30º Congresso e Expo Fenabrave. Em seu discurso, o prefeito afirmou que a iniciativa faz parte de um projeto para deixar a cidade mais sustentável e livre de poluição.

Dentre as medidas, o prefeito citou também a substituição de 30% da frota de ônibus movidos a diesel por modelos movidos a energia elétrica. Isso significa a substituição de 2.600 ônibus. De acordo com sua fala, isso acontecerá a partir de 2024.
Para aproveitar o desconto no IPVA São Paulo, é preciso solicitar a restituição no Portal 156 da Secretaria da Fazenda. No contato, é possível escolher entre receber o valor na conta bancária ou usá-lo como crédito para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Para mais notícias do mundo automotivo, lançamentos e novidades, continue acompanhando o nosso portal.