O IPVA RS 2023 é um dos tributos que mais preocupam a população do estado. Por isso, separamos detalhes sobre o valor, descontos, isenção e como consultar o calendário do IPVA RS 2023. Então, veja a seguir mais detalhes.
IPVA RS 2023: formas de pagamento
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, o IPVA no estado pode ser quitado de diversas formas.
Se você desejar realizar o pagamento por PIX, basta acessar o QR Code através do site da Receita Federal, por meio do portal do Detran, ou Através do aplicativo IPVA.
Mas caso você escolha por quitar o IPVA diretamente na rede bancária, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo.
Além disso, quem efetuar o pagamento total do tributo entre 14 a 29 de dezembro, terá um desconto de antecipação de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários deve ficar em 5,88%), gerando redução potencial de 15,88%.
Desse modo, as vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.
Quase metade da frota tributável (42%) terá descontos pelo Bom Motorista e 25% pelo Bom Cidadão. Então, pagando o tributo antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 32% sobre o valor total do IPVA, pois os descontos são cumulativos.
Porém, também é possível obter descontos quitando em janeiro, fevereiro ou março. Nesse sentido, o proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto.
Enquanto isso, quem pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 6%. Quitando até 31 de março, o desconto alcança 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.
- Como ter acesso a isenção do IPVA em 2023?
- Conheça os carros com IPVA mais CAROS e mais BARATOS de 2023
Como pagar parcelado o IPVA no RS?
Antes de mais nada, se você quer parcelar o IPVA RS, o governo informa que é possível realizar o procedimento dividindo a dívida em até 6x.
O pagamento pode ser feito através das redes credenciadas são elas:
- Banrisul;
- Sicredi;
- Banco do Brasil;
- Bradesco.
Além disso, vale lembrar que o Banrisul efetua o pagamento apenas para correntistas. Portanto, quem não é realiza o pagamento diretamente no caixa.
O Banco do Brasil informa que o pagamento pode ser feito para correntistas nos canais de atendimento. Já o Bradesco informa pagamento pode ser feito nos canais de atendimento apenas para Correntistas.
Quem tem direito à isenção de IPVA no RS?
Segundo o portal, a isenção do IPVA 2023 SC pode ser solicitada pelos seguintes grupos:
- Corpo Diplomático;
- Fundações e autarquias públicas;
- Instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos; máquinas agrícolas;
- Barcos de pesca artesanal;
- Ônibus com características urbanas ou suburbana;
- Ônibus interurbano para região metropolitana;
- Transportes de partidos políticos e Fundações;
- Táxi;
- Templos;
- Entre outros.
Para solicitar a isenção basta acessar o Portal da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e siga os passos abaixo:
- Acesse o portal da Secretaria do Rio Grande do Sul clicando aqui;
- Vá para IPVA;
- Siga para isenção;
- Escolha o grupo desejado;
- Insira os dados pedidos por meio de formulário;
- E envie a documentação solicitada.
O calendário completo também pode ser acessado no site acima.
Como consultar valor do IPVA 2023 RS?
O IPVA do Rio Grande do Sul pode ser consultado através deste site. O acesso às informações podem ser feitas de forma simplificada através dos dados como placa e Renavam ou por meio da consulta detalhada.
Neste segundo caso, você pode ter acesso a outros débitos além do IPVA, como por exemplo, taxa, seguro, licenciamento e outras multas no site oficial do Detran RS.
Qual o valor do IPVA no RS?
O valor do IPVA RS 2023 depende do veículo, já que o modelo assim como o ano de fabricação são levados em conta no momento do cálculo.
Contudo, como forma de facilitar o pagamento dos contribuintes, o governo criou o Programa Bom Cidadão.
O processo funciona da seguinte forma: Você precisa cadastrar as notas fiscais por meio do programa da Nota Fiscal Gaúcha para conseguir descontos. confira a seguir a tabela de acordo com as notas cadastradas:
- 50 notas: não recebe desconto;
- 51 a 99 notas: desconto de 1%;
- 100 a 149 notas: desconto de 3%;
- Mais de 150 notas: desconto de 5%
Contudo outra forma de receber descontos é por meio do programa Bom Motorista. O desconto máximo é de 15%, Entretanto, o portal oferece reajustes de 5% e 10%.
Para garantir o desconto serão considerados a data da infração e a data da inserção do registro. Sendo assim, é importante lembrar que os prazos da infração afeta diretamente no desconto.
Para ter direito ao Programa do Bom Motorista é preciso que o interessado tenha CNH válida e cadastrada no Estado do Rio Grande do Sul.
Por fim, para mais detalhes sobre IPVA RS 2023, continue acompanhando este portal.