Comparativo Polo, Onix e HB20: nessa disputa, qual dos modelos é o mais econômico? Com a renovação do modelo da VW, ele entra numa concorrência direta com os outros carros, que já são bem populares por aqui. A seguir, você confere o comparativo Polo, Onix e HB20!
Comparativo Polo Onix e HB20: quem vence essa batalha?
Aquela famosa expressão “se não pode vencê-los, junte-se a eles” caiu como uma luva nas costas do novo VW Polo. Isso porque a alemã entendeu que se não trouxesse grandes mudanças, o modelo ficaria para trás.
Logo, a Volkswagen tratou de olhar para os concorrentes diretos do Polo e pegar as características que mais deram certo para implementar na configuração de 2023.
Com isso, nós trouxemos um comparativo Polo Onix e HB20, grandes modelos que são campeões de venda aqui no Brasil. Já adiantamos que em comum, os 3 modelos trazem um pacote de equipamentos completo e preços acima dos R$100.000.
Para isso, nós dividimos os comparativos em categorias, falando um pouco sobre cada modelo. Vamos conferir?
Espaço e praticidade
Até pouco tempo atrás, o Chevrolet Onix era considerado o maior dos hatches compactos. Nesse sentido, o carro oferece 4,16 m, saindo na frente do HB20, que tem 4,01 m. No meio, temos o VW Polo, com 4,07 m.
E isso se aplica também na distância entre-eixos: o HB20 possui 2,53 m, enquanto o Chevrolet tem 2,55 m e aqui o vencedor foi o Polo, com 2,56 m.
Entretanto, no quesito “espaço interno”, o Polo e o HB20 são os menores. O sul-coreano tem um espaço para as pernas aceitável, mas o Polo é o mais apertado dessa comparação.
Por outro lado, os dois modelos trazem um porta-malas maior, com 300 litros, enquanto Onix fica na casa dos 270 litros.
Comparativo de equipamentos
Para o comparativo Polo Onix e HB20, foram usadas as versões topo de linha de cada modelo, onde os níveis de exigência acabam sendo maiores. Nesse sentido, os três carros possuem opções com motor 1.0 aspirado e pacotes mais simples.
Apesar dos preços acima de R$100.000, as versões premium ainda trazem alguns adereços dos modelos de entrada, que podem ser na cartela de cores, tecido nas portas e outros detalhes.
A princípio, o HB20 apresenta bons materiais, onde o Polo fica um pouco atrás, com algumas rebarbas em certos lugares. Enquanto isso, o Onix se baseia na sua proposta popular, inclusive na versão Premier. Porém, com mais desalinhamento que o Polo, como o apoio de braço sem revestimento, por exemplo.
Em relação aos itens e equipamentos, a disputa acaba sendo equilibrada, pois ambos oferecem:
- Ar-condicionado automático (opcional no Onix Premier);
- Chave presencial com partida por botão (com partida remota no HB20);
- Rodas de 16″;
- Controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas;
- Direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, entre outros.
Além disso, o HB20 ainda oferece rebatimento elétrico dos retrovisores externos. O VW possui painel de instrumentos digital de 10,25″, enquanto o sul-coreano tem uma tela de 4,3″, com dois mostradores digitais. Por fim, o Onix tem uma pequena tela que não é colorida.
Consumo e desempenho
Chegamos ao tópico mais interessante (talvez) do comparativo Polo Onix e HB20: a média de consumo!
Nesse sentido, tanto o Onix quanto o Polo oferecem 116 cv de potência, enquanto o HB20 oferece 120 cv. O mesmo vale para as retomadas. O consumo urbano do Hyundai é melhor, mas quase empata com o do Polo.
Já na estrada, o VW apresenta um consumo médio de 13,8 km/litro. Porém, o mais rápido é o HB20, com torque de 7,5 kgfm. Desse modo, ele entrega uma aceleração abaixo dos 10 segundos e retomadas na faixa dos 7 segundos.
Entretanto, o consumo do modelo na estrada é um dos piores, sendo 11 km/litro apenas.
Preço e custos de manutenção
E no quesito preço e custos de manutenção, quem é mais econômico: Polo, Onix ou HB20?
Como mencionamos, os 3 modelos estão disponíveis com preços que variam entre os R$110.000 e R$115.000, lembrando que o comparativo foi feito com as versões topo de linha de cada modelo.
A princípio, o Chevrolet Onix é o mais “barato”, inclusive na configuração mais completa, porém não traz faróis full LEDs, alertas de trocas de marchas, entre outros itens que vimos.
Enquanto isso, o Polo oferece um melhor custo benefício em relação aos equipamentos, também na mesma faixa de preços. Mas destaque fica para o HB20, por conta do pacote de segurança completo, que tem um custo de R$5.000 a mais.
Em relação às manutenções, o sul-coreano também ganha, seguido pelo Chevrolet. Nesse aspecto, o VW Polo acaba sendo o mais caro de se manter em 50.000 km ou 5 anos de revisões.
Além disso, o Hyundai é o único com 5 anos de garantia, ante os 3 anos dos demais hatches compactos deste comparativo.
Finalizamos nosso comaprativo do Polo Onix e HB20 com o comparativo de gastos ao longo dos primeiros 5 anos de uso:
Chevrolet Onix 1.0T | Honda City Hatch 1.5 | Hyundai HB20 1.0T | VW Polo TSI AT | |
10.000 km/1 ano | R$ 448,00 | R$ 389,83 | R$ 363,02 | R$ 722,69 |
20.000 km/2 anos | R$ 824,00 | R$ 612,65 | R$ 665,86 | R$ 802,46 |
30.000 km/3 anos | R$ 680,00 | R$ 758,00 | R$ 670,71 | R$ 712,46 |
40.000 km/4 anos | R$ 896,00 | R$ 1.646,57 | R$ 856,32 | R$ 1.416,72 |
50.000 km/5 anos | R$ 652,00 | R$ 648,83 | R$ 636,52 | R$ 722,69 |
TOTAL | R$ 3.500 | R$ 4.055,88 | R$ 3.192,43 | R$ 4.377,02. |