A câmera de ré para carro se tornou um item muito procurado por motoristas, especialmente. Alguns carros mais novos já vêm com o item de fábrica, enquanto os mais antigos precisam adquirir à parte. Se você se enquadra na última situação, te contamos tudo sobre a câmera de ré para carro e como escolher a sua!

Câmera de ré para carro
Quem tem carro sabe, estacionar pode ser um sufoco em alguns casos e acaba estressando o motorista. Muitas vezes precisamos pedir ajuda para alguém com uma visão melhor da vaga ir nos direcionando.
Após perceber essa dor nos motoristas, foi lançada a câmera de ré para carro! Com ela, o motorista tem uma visão ampla da vaga de onde está saindo ou onde irá estacionar o carro, inclusive, uma visão completa dos pontos cegos.
Atualmente, grande parte da frota de novos lançamentos de carros costumam ter a câmera de ré instalada na fábrica. Mas sabemos que ter um carro novo não é a realidade de muitos.
A notícia legal é que é possível instalar o dispositivo em outros modelos, fazendo a aquisição dele à parte. Porém, como escolher o modelo correto e que seja adequado às necessidades do seu carro?
Bom, se esta é sua dúvida, nosso conteúdo de hoje pode ajudar! Trouxemos diversas dicas sobre a câmera de ré para carro, modelos e as vantagens que o equipamento proporciona. Confira:

Como a câmera de ré funciona?
Antes de falarmos sobre os tipos de câmera de ré para carro, vamos primeiro entender como o dispositivo funciona. A princípio, existem duas maneiras de visualizar o que acontece na parte de trás do seu veículo ao estacionar.

Câmera de Segurança para Carros
Melhores opções de 2023
Ao instalar a câmera de ré, é possível ter uma ampla visão traseira para estacionar por meio da central multimídia do carro ou pelo retrovisor.

Ou seja, a câmera traseira deve ser instalada na traseira do veículo, onde o condutor poderá ver através do painel o local exato onde deverá estacionar seu carro.
Além disso, algumas câmeras possuem sensores e dispositivos sonoros. Eles são capazes de detectar a presença de obstáculos no caminho, evitando uma possível colisão.
Em regra, o dispositivo é ativado automaticamente ao engatar a ré. Então, a imagem vai aparecer na tela junto com as linhas guias, que ajudam a mostrar o percurso que o carro precisa seguir para estacionar corretamente.

Alguns modelos são capazes de se ajustar à medida que o condutor gira o volante. Também é possível habilitá-las ou desabilitá-las ao pressionar o botão na tela.
Modelos de câmera de ré para carro
Como dito, antes de escolher uma câmera de ré para carro é preciso considerar alguns fatores. E muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual modelo escolher. Por isso, vamos falar sobre os tipos disponíveis no mercado. Atualmente são 3:
- Montadas em superfície;
- Embutidas;
- Montadas em placas.

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada tipo:
1 – Câmera de ré montada em superfície
A princípio, esse tipo de câmera de ré para carro pode ser acoplado em qualquer superfície plana e geralmente é colocado em pontos mais altos.

Isso porque essa posição é capaz de oferecer uma visão bem ampla e excelente percepção de profundidade. Logo, é a escolha mais indicada para carros grandes.
2 – Câmera de ré traseira embutida
Em segundo lugar temos a câmera de ré embutida. Nesse modo, o equipamento é colocado através de um furo na estrutura do veículo e somente a lente e o bisel ficam visíveis.

Contudo, a câmera fica nivelada com a estrada, então não oferece a profundidade como a unidade de montagem.
3 – Câmera de ré montada em placa
Enquanto isso, a câmera de ré para carro em placa é montada no orifício da placa do carro. Logo, a instalação é bem mais fácil, uma vez que não há a necessidade de modificar a estrutura ou fazer novos furos.

Cuidados básicos ao comprar câmera de ré
Agora que já vimos os tipos de câmeras de ré e entendemos sua função, é importante ter em mente alguns cuidados ao comprar o equipamento. Confira as dicas abaixo:
- Sempre verifique a qualidade da imagem;
- Confira se o modelo escolhido oferece a opção de visão noturna;

- Opte por modelos que oferecem maior ângulo de visão;
- Modelos com linhas sinalizadoras permitem manobras mais precisas.
Se você gostou das nossas dicas, não deixe de acompanhar o conteúdo do nosso portal e indicá-lo para amigos e familiares!