Quer evitar dores de cabeça com seu novo automóvel? Listamos aqui os carros com as piores embreagens do mercado! Para isso, escolhemos 4 modelos famosos pelo câmbio ruim. Então, saiba quais são os carros com as piores embreagens atualmente!

Carros com a piores embreagens
Se você está prestes a comprar um automóvel, saiba que existem diversos fatores que precisam ser analisados antes da compra. Além da estética, aspectos como motor, consumo e necessidade de manutenção devem estar na lista de prioridades.

Nesse sentido, existe um fator importante que merece nossa atenção: a embreagem do carro. Atualmente, muitos optaram pelo câmbio automático, mas ainda existem pioneiros que gostam da boa e velha marcha manual, uma vez que o CVT já teve seus anos de má reputação.
Entretanto, o mercado se atualizou e hoje temos disponíveis diversos modelos de carros incríveis de CVT e que não trazem problemas. Assim como também temos os câmbios manuais que podem fazer o motorista se estressar.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista de carros com as piores embreagens, tanto CVT quanto manual. Com isso, você terá uma noção do por que tais automóveis adquiriram essa fama e também analisar se o fator pode ou não interferir na sua decisão de compra.
Importante ressaltar que as impressões foram obtidas com base em opiniões de especialistas que testaram a dirigibilidade de cada modelo. Acompanhe a seguir:

1 – Toyota Etios X
O primeiro modelo do ranking de carros com as piores embreagens é o hatch compacto automático mais acessível do Brasil atualmente. Entretanto, o Toyota Etios X traz apenas um sistema de quatro marchas, herdado da primeira geração do Corolla feito no Brasil.
Logo, não se pode esperar muita agilidade do modelo, que até se sai bem com sua motorização 1.3 flex, de 98 cv. Contudo, são menos trocas, maior consumo de combustível e menor desempenho.

Além disso, o Etios X não oferece opção de trocas sequenciais. Com isso, é preciso se adaptar com o que manda o módulo de comando da caixa de câmbio, sem fazer nenhuma intervenção.
A única opção é usar o módulo kick down, que consiste em pisar fundo no acelerador, provocando uma redução de marcha.
2 – Honda Fit Personal CVT
Ocupando a segunda posição dos veículos com as piores embreagens temos o Honda Fit Personal de câmbio automático CVT. A princípio, o modelo em questão (2019/2019) recebeu diversas atualizações, além de estar mais equipado e seguro.

Porém, o conjunto mecânico não trouxe novidades, permanecendo com o motor 1.5, de 116 cv, que opera com caixa CVT. No modelo topo de linha, é possível simular 7 marchas, mas isso não ajuda se a intenção for conseguir mais agilidade.
Além disso, ao acelerar o carro, as reações do câmbio automático podem decepcionar o condutor. Então, o melhor é ter paciência e nada de pressa. Ou investir na nova geração do veículo que promete mais agilidade.
3 – Jeep Renegade Custom 1.8 manual
Apesar de muitos gostarem o Renegade, o modelo também possui uma embreagem relativamente ruim. Nesse sentido, comprar um Jeep é 8 ou 80. Ou seja, você ama ou o odeia o carro.
De antemão, o câmbio manual de cinco marchas difere um pouco do conjunto mecânico, além das outras opções do sistema de transmissão (CVT de seis ou nove marchas).

Contudo, as relações de marcha possuem bom escalonamento, mas o compacto necessita de mais de fôlego em subidas e nas ultrapassagens. Em relação a potência, 139 cv e 19,3 kgfm de torque a 3.750 rpm.
Ou seja, é preciso manter o ponteiro do contagiros sempre a partir dos 3.000 rpm se quiser ter mais agilidade.
4 – Fiat Mobi GSR
Por fim, fechamos o pódio dos carros com as piores embreagens com o compacto Mobi, na versão automática CVT. Apesar do modelo ser mais evoluído, comparado ao sistema manual, entre uma marcha e outra o intervalo de tempo causa solavancos.

Além disso, também prejudica a agilidade do carro, que é equipado com motor 1.0, de três cilindros que gera uma potência de 77 cv utilizando etanol como combustível.
Contudo, ao selecionar o modo esportivo, a embreagem GSR passa a funcionar um pouco mais rápido, evitando os solavancos. Outra forma de reduzir essa lentidão entre as trocas de marcha é usando as hastes atrás do volante. Porém, apenas irá minimizar o problema.