O novo carro da Apple nem existe e já é mais cobiçado que um Tesla, um dos elétricos mais famosos do mundo. Apesar do modelo não chegar antes de 2026, já foram divulgadas algumas informações sobre o automóvel. Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que já sabemos sobre o carro da Apple!

Carro da Apple
A princípio, a Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, acelerou o desenvolvimento do seu novo carro elétrico e planeja lançar o veículo 100% autônomo até 2026.
De acordo com informações do portal Bloomberg, o carro da Apple não vai precisar da intervenção de um motorista ou dos passageiros “em qualquer condição, ou situação”.
Nesse sentido, o veículo, batizado de Projeto Titan, estará no Nível 5 dos padrões da Sociedade de Engenheiros Automotivos — SAE. Em tese, o carro se auto dirige, e não terá volante ou pedais.

Desde 2014, quando o carro da Apple começou a ganhar escopo, a empresa decidiu explorar 2 caminhos simultâneos: o primeiro seria um modelo com capacidade autônoma limitada, com foco na direção e aceleração.
Já a segunda opção seria uma versão com capacidade autônoma total, sem nenhuma intervenção humana. Atualmente, os engenheiros passaram a priorizar a 2ª opção.
Design e interior do elétrico autônomo
Em relação ao design, o carro da Apple vai explorar o modelo Lifestyle Vehicle, da montadora Canoo. Desse modo, os passageiros vão se sentar nas laterais do veículo, um de frente para o outro, como em uma limusine.
- E para ver todas as novidades em carros do ano, clique aqui.

Enquanto isso, o interior do veículo será adequado ao sistema de infoentretenimento. Desse modo, uma tela sensível ao toque vai permitir a interação entre usuários durante o trajeto. Nos dois casos, o carro será ligado integralmente aos serviços e dispositivos da Apple.
A concorrência direta com Elon Musk
Sem ao menos ter sido lançado, o carro da Apple tem na mira um grande e potencial concorrente: a Tesla do bilionário Elon Musk, atual líder em veículos elétricos do mercado. Entretanto, o modelo ainda está longe de oferecer carros totalmente autônomos.
Por isso, a meta interna da Apple é de lançar seus carros até 2026. Mas esse período pode se estender até o ano de 2028.
O que já foi feito até agora
A princípio, a big tech já atingiu um marco importante no desenvolvimento do carro da Apple: o chip processador do funcionamento dos veículos!
Nesse sentido, estamos falando de um chip projetado pelo grupo de engenharia responsável pela criação dos processadores para o iPhone, iPad e Mac. Ele incluiu o aprimoramento do software que garante os recursos de autodirecionamento e inteligência artificial.

Assim, a expectativa é que os testes se iniciem em breve nas estradas. Atualmente, a empresa possui uma frota de 69 SUVs da marca Lexus para testar a tecnologia até que os veículos sejam finalmente comercializados.
Porém, a Apple vem enfrentando um entrave com o lançamento do modelo. Isso porque a construção de um veículo desse nível pela empresa de Steve Jobs ainda não seria viável.
E isso se dá tanto do ponto de vista de tempo para o desenvolvimento, quanto para o custo de homologação de itens como câmeras, radares e sensores ‘lidar’ para a condução 100% autônoma.
Além disso, há o entrave da legislação de cada país sobre este tema, onde discute-se as responsabilidades em um eventual acidente causado pelo veículo.
Quanto vai custar o carro da Apple
A princípio, a Apple vem mantendo o desenvolvimento de seu carro autônomo a sete chaves. Por isso, grande parte dos detalhes não foram revelados, inclusive o preço.
Porém, o portal Bloomberg divulgou que o carro deve ter preços a partir dos U$100.000, mas isso pode ser uma mera suposição. Por isso, nos resta aguardar até a divulgação oficial de novas informações.