O novo BYD Dolphin 2023 é o compacto elétrico de custo acessível que traz diversos itens de conforto para o motorista e seus passageiros. Apesar da mecânica e estilo permanecerem os mesmos, o BYD Dolphin 2023 chega como uma ótima opção de elétrico para quem não quer gastar muito.

BYD Dolphin 2023
Após anunciar o Yuan Plus para o Brasil, a marca chinesa deve trazer para o mercado nacional mais um elétrico interessante.
A princípio, o BYD Dolphin 2023 está previsto para chegar ainda este ano, como uma opção de elétrico mais barato do Brasil.
O modelo recentemente ganhou uma nova linha na China e manteve suas virtudes, além de estar mais equipado, oferecendo mais conforto aos passageiros.
Pensando no crescimento de eletrificados por aqui, trouxemos as principais novidades sobre esse modelo. Acompanhe:
A origem do nome do carro elétrico
Se você entende um pouco de inglês, sabe que a palavra “Dolphin” significa “golfinho”, nome relativamente curioso para um carro. Entretanto, de onde veio a ideia para esse nome?

Nesse sentido, o BYD Dolphin tem seu nome por conta da “estética marinha” escolhida pela fabricante. Além das curvas que lembram a fluidez de um animal dos mares, também há referências do mar nas cores do carro, além de outros detalhes.
Interior do compacto
Quando falamos de modelos carros elétricos, a primeira coisa que vem à nossa mente são modelos ultra modernos, correto? Bom, a BYD sabe bem como compor um automóvel, e podemos ver isso em outros modelos da chinesa.
Desse modo, a cabine do Dolphin 2023 possui uma estética similar a de outros modelos da marca, como o Yuan Plus. Por exemplo, o quadro de instrumentos é composto por uma tela minimalista de 5” e a central multimídia por outra de 12,8”.

Além disso, outras novidades para o modelo incluem:
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus;
- Aquecimento e ajuste elétrico dos bancos dianteiros;
- Sensor de estacionamento frontal;
- Retrovisores elétricos;
- Novos modos de condução.

Motor e baterias do BYD Dolphin
A princípio, o BYD Dolphin 2023 foi desenvolvido sobre a moderna e-platform 3.0. O compacto elétrico traz baterias laminares que são consideradas as mais avançadas do mundo. Além disso, são de produção exclusiva da BYD.
Inclusive, essas baterias são mais baratas e seguras, sendo oferecidas em duas configurações:
- 30,7 kWh, com autonomia de 300 km, aproximadamente;
- 44,9 kWh, com autonomia de 400 km, aproximadamente.

As versões de entrada do modelo de 4,1 m de comprimento (tamanho parecido com o do nosso VW Polo) estão equipadas com motor dianteiro de 95 cv e 18,3 kgfm.
Enquanto isso, a versão topo de linha oferece bem mais potência e torque; são 176 cv e 29,6 kgfm. Nessa configuração, o modelo vai de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 s.

Preço do novo BYD Dolphin 2023
Ainda sem data para ser lançado por aqui, os possíveis valores do BYD Dolphin 2023 permanecem um mistério. Contudo, é esperado que o compacto elétrico tenha valores mais acessíveis que outros do segmento.
Conforme algumas especulações, o chinês pode chegar ao Brasil com preços de venda a partir de R$200.000. Porém, esse valor é uma mera estimativa, que pode variar conforme localização, configurações, entre outros fatores.

Logo, nos resta aguardar o pronunciamento oficial da BYD a respeito dessa e outras informações sobre o Dolphin 2023. Até lá, confira abaixo um vídeo com mais detalhes do compacto elétrico chinês!