O rack para carro é perfeito para quem tem muita bagagem e quer otimizar o espaço dentro do porta-malas. Hoje nosso conteúdo aborda as principais opções, curiosidades e tudo o que o usuário precisa saber sobre o rack para carro. Acompanhe:

Rack para carro
Uma das coisas mais gostosas é poder reunir a família para uma viagem. Conhecer e explorar novos lugares revigora a energia e também melhora a convivência entre os membros da família.
E viagens em família sempre vêm acompanhadas de muitas malas. Contudo, alguns modelos de carro possuem espaço pequeno no porta-malas, o que pode ser uma dor de cabeça na hora de acomodar todas as bagagens.
Mas existe uma solução para isso, que é prática e pode ajudar na hora de transportar as malas e até outros itens: o rack para carro!

A princípio, a função do rack é bem simples: você “prende” as malas ou itens no dispositivo, instalado no teto do carro, com cordas próprias, e ele faz o trabalho de carregá-las.
Geralmente, muitos utilizam o equipamento para transportar coisas grandes, como bicicletas e pranchas de surf. Porém, há quem coloque malas de tamanho pequeno/médio sobre o teto do automóvel.
Atualmente o mercado dispõe de diversos modelos, marcas e preços, o que pode dificultar a escolha para o usuário. Pensando nisso, montamos aqui o manual do rack para carro!

Com ele você vai poder conferir as principais dicas de como escolher o melhor e mais adequado para seu automóvel, e que acomode da melhor forma suas bagagens.
Como escolher o melhor rack
Antes de analisar os principais tipos de rack para carro, é importante compreender alguns fatores que podem até te ajudar no momento da compra.
Por isso, nós elencamos algumas dicas para auxiliar a escolher o melhor equipamento para acomodar e carregar as bagagens de toda família. Confira:
1 – Verifique se o equipamento é compatível com o modelo do seu carro
Assim como qualquer outro item, os automóveis possuem dimensões variadas. Logo, é importante que o tamanho do rack se encaixe corretamente no veículo.

É fundamental saber as dimensões corretas tanto do veículo quanto do rack. Além disso, vale lembrar que as malas ou itens que forem carregados no teto do carro não podem ultrapassar 50 cm além da altura do automóvel.
2 – Veja quanto peso o rack para carro aguenta
Não importa se você tem uma ou duas malas, o rack precisa aguentar uma boa quantidade de peso para que não tenha risco de acidentes.

Imagina estar numa rodovia e as bagagens caírem por conta do peso? Além de prejuízo, é perigoso e pode causar acidentes com quem estiver atrás do seu veículo. Então, sempre escolha os equipamentos que aguentem o máximo de peso possível.
3 – Opte por equipamentos certificados pelo Inmetro
Você provavelmente vai encontrar rack para carro com preços variados, dos mais baixos aos mais altos. Contudo, antes de analisar somente o valor, pense na qualidade do produto que está adquirindo.
Logo, sempre escolha aqueles que são certificados pelo Inmetro. Muitas vezes, o barato pode sair caro!
Quais os tipos de rack disponíveis
As que demos são indispensáveis no momento de você escolher o melhor suporte de bike para o seu carro. Agora, é fundamental você conhecer quais os modelos disponíveis no mercado. Veja:
1 – Rack para teto
A princípio, os racks para carro são aqueles acoplados no teto. Esse tipo é indicado para quem deseja ter o máximo de segurança ao transportar os itens. O modelo oferece mais estabilidade, uma vez que prende as malas e itens por seu eixo.

Porém, para instalar o rack no teto do seu carro, é necessário ter uma longarina de bagageiro já acoplada no teto. Mas também é possível comprar o item separadamente antes de fazer a instalação.
Vale ressaltar que alguns modelos são do tipo baú. Ou seja, eles possuem uma tampa, e os itens ficam acomodados lá dentro.

Antes de falarmos dos dois outros modelos, é válido ressaltar que eles não são necessariamente racks. São suportes que exercem função similar, mas são acoplados em locais diferentes no corpo do carro.
2 – Rack “suporte” de porta malas
Em segundo lugar, temos o rack para carro estilo suporte. O modelo é instalado no porta-malas e ajustado acima da porta traseira do veículo. Este modelo é indicado para quem quer transportar bicicletas, por exemplo.

Desse modo, é necessário ter uma régua de sinalização que indique que o carro está com carga e andar com uma segunda placa caso o suporte cubra a primeira.
Contudo, esse modelo oferece uma desvantagem: ele reduz a visibilidade do motorista. Então é importante ter atenção quando estiver carregando suas malas nesse tipo de equipamento.
3 – Rack para engate
Por último, temos o rack para carro estilo engate. Este modelo fica posicionado na região dos para-choques do carro. Existem dois tipos: o de plataforma (que possui trilhos para carregar as coisas) e o suspenso (com “garras” posicionadas para colocar bagagens).

O modelo de engate é um dos mais indicados por seu nível de segurança. Contudo, assim como o modelo para porta-malas, ele também reduz a visibilidade do vidro de trás do carro.
Agora que você já conhece os principais modelos de rack para carro, pode juntar a família para uma viagem incrível, sem se preocupar com o espaço do porta-malas. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos!