O novo Jeep Grand Cherokee 4xe 2023 ganhou uma configuração híbrida, e deve chegar em breve ao Brasil, trazendo itens modernos e sofisticados para uma melhor experiência. A seguir, você confere os principais detalhes do novo Jeep Grand Cherokee 4xe 2023!
Novo Jeep Grand Cherokee 4xe 2023
O Grand Cherokee 4xe 2023, assim como seus irmãos Compass e Renegade, ganhou uma versão híbrida! Quatro meses após sua estreia mundial no segundo semestre de 2021, a versão 4xe do SUV já pode ser adquirida na Alemanha – mas apenas em uma versão de lançamento de carro mais cara.
A princípio, o SUV mede cerca de 4,91 metros de comprimento, e a quinta geração é a primeira a estar disponível como um modelo híbrido plug-in.
Assim como acontece com a maioria dos modelos híbridos plug-in, há um modo híbrido e um modo elétrico. Além disso, há modos com os nomes autoexplicativos Battery Save e Battery Charge.
A recuperação máxima de 0,25 g é obtida durante a frenagem ou quando a função “Max Regen” é ativada. Estando selecionada, todas as quatro rodas regeneram no modo 4×4, caso contrário, duas.
Apesar de ser um SUV de porte grande, com capacidade para cinco passageiros, o Jeep Grand Cherokee 4xe 2023 tem uma cabine menor, comparada com o Grand Cherokee L, que acomoda até sete pessoas e é movido com motor somente a combustão.
Tecnologias embutidas
Como mencionamos, o novo Grand Cherokee 4xe 2023 é repleto de tecnologias, que variam conforme a versão. Nesse sentido, podemos começar citando:
- Suspensão a ar e gerenciamento de tração “Selec Terrain” com os modos Auto, Snow, Sand/Mud, Rock e Sport;
- Condução autônoma nível 2;
- Quadro de instrumentos digital;
- Tela central e uma tela dedicada ao passageiro da frente;
- Espelho interno baseado em câmera;
- Sistema de visão noturna.
Motor e bateria do Cherokee 4xe 2023
O novo Jeep Grand Cherokee 4xe 2023 está equipado com motor 2.0 turbo de 274 cv de potência , que opera em conjunto com outros dois elétricos, sendo um motor gerador de alta tensão, para substituir o motor de partida e o alternador.
Enquanto isso, o outro elétrico possui 136 cv. O câmbio é automático de 8 marchas com dupla embreagem e a tração é 4×4.
Além disso, o SUV utiliza um sistema híbrido plug-in semelhante ao do Compass. A diferença é que no SUV grande o motor elétrico mais potente se encontra entre o motor a combustão e o câmbio automático.
Já o motor a combustão pode operar apenas como gerador, com a presença de uma embreagem para desligá-lo do propulsor elétrico mais potente de 136 cv. Este é capaz de mover o carro sozinho.
Esse conjunto tem alta eficiência e melhor dirigibilidade por conta da embreagem extra que está entre o câmbio e o propulsor elétrico.
Desempenho
Conforme informações da Jeep, a potência combinada pode chegar aos 380 cv e 64,8 kgfm de torque. Com a bateria de 17 kWh e 400V, a autonomia no modo 100% elétrico é de até 40 km. O híbrido plug-in consome em média 24,2 km/l de gasolina.
Por fim, a recarga é feita na parte dianteira à esquerda com até 7,4 kW de corrente alternada, e uma carga completa deve levar menos de três horas.
Quanto vai custar o Jeep Grand Cherokee 4xe 2023?
O novo Grand Cherokee 4xe 2023 ainda não tem data para chegar ao Brasil. De acordo com a página de reservas alemã, o modelo Launch Edition custa 93.000 euros (R$525.500 em conversão direta). Mas o preço da versão normal ainda não está disponível.
Enquanto isso, nos EUA, os preços começam em 57.700 dólares (cerca de R$288.400 em conversão direta).