É possível converter carro para elétrico? No Brasil, os veículos movidos à eletricidade estão se tornando mais populares. Entretanto, os preços salgados ainda desanimam grande parte dos motoristas. Mas a boa notícia é que é possível converter carro para elétrico! Veja como.

É possível converter carro comum em elétrico?
Os carros elétricos estão prestes a se tornarem líderes do mercado automotivo mundial. No Brasil, por exemplo, a gama de modelos tende a uma expansão, principalmente no próximo ano, que promete a chegada de vários veículos movidos a eletricidade.

Entretanto, os valores desses carros novos podem ser bastante elevados. Nesse sentido, transformar o carro em elétrico é uma solução para economizar no longo prazo sem a necessidade de comprar um veículo elétrico.

Entretanto, apesar da possibilidade de converter um carro normal para elétrico, o processo não é tão simples.
Principalmente quando se trata de veículos que possuem motores mais antigos. Afinal, é preciso fazer mudanças radicais em toda a estrutura de funcionamento do veículo.
✓ Veja as novidades da Volkswagen:
Como funciona?
Da sustentabilidade à economia: as vantagens de transformar um veículo normal em elétrico são várias. Do ponto de vista técnico, é possível fazer essa conversão de combustíveis fósseis ou álcool para energia elétrica.

A seguir, confira as etapas de modificações que um veículo normal precisa enfrentar para se tornar elétrico.
✓ Conheça também:

- O primeiro passo para converter carro para elétrico é retirar o motor antigo, o escape, o tanque de combustível e outros elementos que estão ligados a esse sistema de funcionamento;
- Na maioria dos casos, o câmbio também precisa ser removido;
- O sistema de ar-condicionado e de freios precisam passar por modificações. Afinal, eles precisam de componentes extra para funcionarem normalmente;
- Em contrapartida, para transformar carro para elétrico, não é preciso alterar a estrutura dos vidros elétricos e do rádio do seu automóvel;
- Depois de terminado o trabalho na oficina, é hora de regularizar o veículo elétrico. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), é preciso fazer uma inspeção em locais credenciados para receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV);
- Por fim, para converter carro para elétrico, é preciso conseguir mais uma licença do Detran: o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).
Quanto custa para converter o carro para elétrico?
De acordo com o Estadão, para converter um Ford Ka Sedan, o valor do investimento para a instalação do kit de conversão gira em torno dos R$ 57 mil.

Apesar do valor para a conversão do veículo normal para elétrico parecer alto, a economia pode chegar a mais de R$ 6.000,00 por ano!

Ainda de acordo com a reportagem, carros como o Fiat Uno, Fusca, Fiorino e Kwid podem rodar por cerca de 100 km com autonomia depois de carregados com energia elétrica.
Além disso, depois de convertidos, esses veículos elétricos passam a ter cerca de 70 cavalos de potência.

A economia para converter carro para elétrico vai muito além de não precisar ir ao posto de gasolina. Afinal, as idas à oficina são mais escassas e baratas.

Por fim, para saber mais sobre os carros do ano, novidades do mercado automotivo e muito mais, continue acompanhando este portal.